Bons resultados fazem do e-mail marketing uma ferramenta estratégica para o mercado de MPEs

em PME, Produtos.

A Locaweb, líder em hosting na América Latina1 e pioneira em Cloud Computing no Brasil, reforça a importância estratégica da solução de e-mail marketing com o propósito de orientar o relacionamento entre empreendedores e seus clientes finais e potenciais. Atualmente, a empresa já conta com mais de meio bilhão de envios de mensagens contratados mensalmente por seus clientes, tornando este um dos maiores serviços vendidos em sua linha de soluções.

O e-mail marketing funciona como uma ótima ferramenta de promoção e relacionamento, desde que conte com a permissão de quem receberá as mensagens e também possibilite o cancelamento do envio de futuras comunicações para o destinatário, para que não vire um spam, que é o envio não solicitado de mensagens e algo que a Locaweb combate ativamente. Mas, com a adoção dessas boas práticas e seu reforço diretamente nas plataformas de envio de e-mails, não é surpresa que uma pesquisa realizada pela Direct Marketing Association (DMA) revele que, em 2011, o ROI (Return Over Investment) nas campanhas de marketing direto foi de aproximadamente US$ 44,25 para cada dólar aplicado.

Com baixo investimento e oportunidades de bons retornos, clientes dos mais diferentes setores e portes adquirem a ferramenta. Entretanto, a Locaweb tem percebido uma maior adoção por parte das micro e pequenas empresas. “Com o mercado consumidor em plena ascensão, o empresário que se destacar na divulgação e oferta de seus produtos ganha competitividade, sobretudo se tiver facilidade e eficácia na exposição da sua marca e portfólio”, afirma Guilherme Mazzola, gerente de marketing de produtos SaaS da Locaweb.

“Nosso objetivo é apoiar o crescimento empresarial. Isso se dá via soluções que promovam um contato mais próximo com o cliente, seja uma loja virtual, plano de hospedagem, ferramentas de atendimento ou pelo próprio e-mail marketing”, reforça Mazzola.

A ferramenta consolida-se cada vez mais como parte da estratégia de comunicação de muitas empresas. Exemplo disso é a FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), que conseguiu aumentar o número de matrículas em 40% ao estimular as inscrições nos seus cursos por meio dos serviços de e-mail marketing da Locaweb.

Além disso, ao utilizar os relatórios de mensuração inclusos no Email Marketing Locaweb, a Fundação foi capaz de traçar análises detalhadas, corrigir erros de abordagem com o potencial cliente e implementar ações cada vez mais eficazes.

Sobre o uso do serviço contratado na Locaweb, Bruno Vitorio Passarelli, desenvolvedor da área de TI da Fipecafi, afirma que “o e-mail marketing é parte da nossa estratégia de marketing direto que, devidamente planejada, traz resultados significativos”. Passarelli ainda conclui que “por meio da ferramenta é possível também mensurar o retorno das iniciativas de marketing, número de cliques e ainda programar novas ações”.

Impulsionando o empreendedorismo

Para o novo empreendedor, a Locaweb oferece, além de um custo acessível para contratar a ferramenta, diversos conteúdos de apoio à criação de campanhas de e-mail marketing. A empresa publicou recentemente um post em seu blog com dicas de como criar campanhas mais eficientes.

Ter um objetivo claro, definir a periodicidade e o público-alvo, pedir permissão para o envio, desenvolver um bom conteúdo e avaliar o melhor momento para o envio são algumas das diretrizes que a empresa disponibiliza em um manual completo de como devem ser os primeiros passos e boas práticas no desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing.

Além disso, a empresa também firmou parceria com o Empreendemia, um site brasileiro voltado a empreendedores, para distribuição de um e-book mostrando “5 Passos para Vender Mais na Internet”, que pode ser baixado no blog da Locaweb.

Com isso, a Companhia espera auxiliar os empreendedores a impulsionarem seus resultados na comercialização de produtos e/ou oferta de serviços, conquistarem mais públicos com assuntos direcionados e relevantes, para assim, obterem sucesso em seus negócios.

1 – Informação disponível no relatório IDC LA IT Services Tracker 2010