Cinco diferenças entre Black Friday e Natal

em Marketing.

Por Eduardo Gimenes e Welington Sousa*

São Paulo, setembro de 2015 – O período entre novembro e dezembro é o mais aguardado pelos varejistas virtuais, porque engloba as duas principais datas comerciais que movimentam as vendas online: a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, e o Natal no mês de dezembro. Juntas, elas corresponderam à 16,5% do total arrecado pelo e-commerce brasileiro em 2014, segundo dados do E-bit.

Entretanto, a distância de quase trinta dias entre as duas ocasiões faz muitos profissionais cometerem o erro de elaborarem uma estratégia unificada de marketing e vendas – ao invés de realizarem ações diferentes para aproveitar o que cada período tem de melhor. Confira no infográfico abaixo as cinco principais diferenças entre a Black Friday e o Natal para o empreendedor virtual e o que deve ser destacado em cada data:

Info Black Friday e Natal

* Eduardo Gimenes é Gerente de Marketing da Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce
* Welington Sousa é Gerente de Marketing da All In, empresa especializada em marketing de relacionamento por e-mail marketing