Locaweb Corp lança primeiro serviço de Big Data no Brasil

em Locaweb Corp.

Em parceria com a Intel, plataforma facilita acesso das empresas nacionais à tecnologia

São Paulo, 24 de novembro de 2016 – Big Data é o termo utilizado para designar o imenso volume de informações que impactam uma empresa em seu dia a dia. Compreendê-lo proporciona inúmeros benefícios, mas implementar a infraestrutura necessária para isso exige altos investimentos. Contudo, esta é uma barreira que a Locaweb Corp pretende derrubar com o lançamento de sua solução de Big Data, voltada ao público corporativo de médias e grandes empresas brasileiras.

O novo produto é resultado da parceria da unidade corporativa com a Intel, que fornece a Cloudera como plataforma para a entrega dos serviços, e a Semantix, que com sua experiência em Big Data, agrega sua consultoria (Data Scientist) ao pacote.

“À medida que o mundo fica mais inteligente e conectado, o volume de dados que pessoas e empresas geram diariamente se multiplica, e com isso multiplicam-se também as possibilidades que o Big Data traz para as empresas”, diz Maurício Ruiz, diretor geral da Intel Brasil. “A análise de grandes volumes de dados em tempo real é capaz de antecipar tendências e gerar inteligência para ações efetivas que melhoram o relacionamento com clientes e consequentemente impactam nos negócios”, avalia.

Por ser comercializada como um serviço, modelo inédito no mercado, toda a infraestrutura, software e gerenciamento da plataforma estão sob a responsabilidade da Locaweb Corp. Isso retira do usuário final a necessidade de arcar com os pesados custos de instalação, operação e manutenção que um serviço de Big Data possui. Para o cliente, a única preocupação é o manuseio dos dados que serão utilizados pela plataforma e a transferência deles ao sistema pode ser feita pelo envio “on-line”, com o uso de VPN ou link dedicado, ou por meios “off-line”, através de unidades de armazenamento externo.

De acordo com pesquisa da IDC (International Data Corporation), divulgada no começo deste ano, o investimento global em Big Data alcançará o valor de US$ 187 bilhões em 2019, representando um aumento de quase 35% em relação a 2015. “O uso da tecnologia vem crescendo exponencialmente e a solução Big Data as a Service chega para diminuir o investimento que as empresas teriam com a infraestrutura necessária para processar os dados e obter as informações estratégicas para o seu negócio”, conta Everson Todoroki, gerente de produtos da Locaweb Corp.