Locaweb instala ferramenta similar ao Twitter em seu ambiente de Cloud Computing

em Geral, Locaweb Corp.

Objetivo é tornar a comunicação interna mais dinâmica e ensinar os clientes a configurarem a ferramenta

A Locaweb, líder em serviços hospedados de TI, instalou um sistema de micro-blogging privado — similar ao famoso Twitter — em seu ambiente de cloud computing. O objetivo é dinamizar a interação entre os funcionários da empresa e aliviar o email corporativo de assuntos gerais que podem ser discutidos em mensagens rápidas, dentro do já conhecido limite de 140 caracteres.

O sistema adotado foi o Laconica, uma solução open source desenvolvida sobre plataformas Apache, Linux, PHP e MySQL que oferece praticamente todos os recursos do Twitter. A instalação foi realizada sobre um servidor Cloud Mini II, da linha entry level dos produtos de Cloud Computing, que oferece dois núcleos de 300 MHz, 600 MB de RAM e plataforma Ubuntu. O servidor custa R$ 99,00 mensais e oferece disponibilidade de hardware (SLA) de 99,9%.

Segundo Gilberto Mautner, CEO da Locaweb, o impacto na comunicação interna foi imediato. “A aceitação pelos funcionários foi ótima e o Laconica é uma grata surpresa como solução”, diz Mautner. “Criei um artigo em nosso wiki detalhando a instalação passo-a-passo. Agora todos podem ter seu próprio “Twitter” usando o Cloud Computing da Locaweb”.

Mais informações:
http://www.locaweb.com.br/cloudmini
http://prodblog.locaweb.com.br/2009/04/03/tutorial-crie-seu-proprio-servidor-twitter-no-cloud-da-locaweb/
http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Tutorial:_criando_um_servidor_tipo_Twitter_no_Cloud

Faça o download deste release em PDF:
20090512 – TwitterInterno