Empresas de turismo online crescem em conversão, mas varejo e moda geram mais engajamento

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Levantamento realizado pela All In mostra que quase seis bilhões de mensagens foram enviadas no terceiro trimestre de 2015

 

São Paulo, 28 de outubro de 2015 – Mercado relativamente novo, o turismo online começa a se consolidar no Brasil. As OTAs (agências de viagens online) estão entre as que mais crescem em conversão com e-mail marketing no país. Em contrapartida, as companhias de varejo e moda ainda possuem um maior engajamento.

A conclusão é do levantamento realizado pela All In, empresa especializada em e-mail marketing de relacionamento. A pesquisa leva em consideração o número de campanhas disparadas no terceiro trimestre de 2015 na base de clientes da empresa.

O segmento de turismo online é o campeão de disparos. As empresas dessa área enviaram aproximadamente 1,3 bilhão de mensagens entre julho e setembro, 30% acima do índice registrado nos três meses anteriores. Desse total, 6% dos e-mails foram abertos, com uma taxa de clique de 2,5%.

Além da atuação recente das agências de viagens no ambiente virtual, outros dois fatores explicam estes números. Primeiro, a sazonalidade do segmento, que depende de períodos festivos e férias para gerar maior conversão. Outro fator diz respeito ao ciclo de vida do produto ofertado, que é completamente diferente dos outros segmentos, já que a compra de pacotes de viagem costuma ser mais racional e tem ticket médio mais elevado.

Essas variáveis contribuem para as melhores taxas de engajamentos dos setores de varejo e moda, sobretudo pela possibilidade de enviar mais ofertas, como cross-sell (itens que complementam uma compra anterior) e a recorrência.

Em números absolutos, o destaque é do setor varejista: 766 milhões de e-mails disparados, com abertura de 9% e cliques em 3%. Em percentual, as empresas de moda levam a melhor: dos quase 107 milhões de mensagens enviadas, 9,5% são abertas e 4% são clicadas.

“Os dados mostram não só o potencial que o segmento de turismo online tem no Brasil, como também as ótimas conversões de empresas de moda e varejo no país. Com o avanço das campanhas personalizadas, ofertando produtos que fazem sentido para o usuário, a tendência é que estes números aumentem ainda mais”, comenta Welington Sousa, gerente de marketing da All In.

Durante os meses de julho a setembro, a All In disparou quase 6 bilhões de e-mail marketing para sua base de clientes – uma média de, aproximadamente, 66 milhões de mensagens por dia.

 

Sobre a All In:

Fundada em 2006 e pertencente à Locaweb desde 2013, a All In é uma das principais empresas especializadas em e-mail marketing de relacionamento do Brasil, com mais de 800 clientes. Primeira companhia brasileira a criar o departamento de entregabilidade, é especialista neste segmento e oferece desde features básicas até as mais avançadas réguas de relacionamento e envios que utilizam a tecnologia do Behavioral Target. Atualmente, além de contar com sua equipe de profissionais especializados, a All In usufrui de toda a infraestrutura oferecida pela Locaweb, líder em hosting no Brasil, segundo a IDC.

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