Volume de e-mail marketing cresce 200% durante a Black Friday

em All iN.

São Paulo, 28 de novembro de 2016 – Aguardada por lojistas e consumidores, a Black Friday é uma data que vem ganhando cada vez mais espaço no comércio brasileiro. Porém, quanto mais lojas aderem ao dia, maior é a dificuldade de se destacar em meio a tanta concorrência. Nessa hora, uma das opções é investir em marketing e os números desse ano mostram que essa foi uma opção acertada, pelo menos para o ambiente virtual.

Essa é a conclusão que chega uma pesquisa recente da All iN Marketing Cloud, unidade de marketing de relacionamento digital da Locaweb que atualmente atende 40% dos maiores e-commerces do país, como Ricardo Eletro, Magazine Luiza e Hotel Urbano, que mostra a importância de planejar suas ações especialmente para a Black Friday.

A análise baseada em dados colhidos entre os dias 24 (quinta-feira) e 27 (domingo) de novembro, aponta que houve um crescimento de 200% no envio de e-mail marketing se comparado a períodos não sazonais. Outro dado expressivo é o aumento de 10% de cliques nas promoções de todos os segmentos durante os quatro dias. Individualmente, se destacam: varejo, com 13,6% de crescimento, e hotelaria, que teve 12,4%.

O destaque deste ano ficou por conta do e-mail marketing comportamental, que busca atingir o consumidor de uma forma mais personalizada ao analisar seus padrões de comportamento na loja virtual: o que compra, quais produtos visualiza, que tipo de item coloca no carrinho e outras informações. Essa modalidade registrou uma alta de 15% nos cliques durante o mesmo período, sempre em relação a dias comuns do ano. “Saber o que o consumidor quer e oferecer isso para ele é uma estratégia de sucesso, ainda mais na Black Friday, quando a concorrência fica mais acirrada”, indica Victor Popper, head da All iN.